quarta-feira, 7 de abril de 2010

Arte e conscientização ambiental - A colagem como ferramenta didática



Fotos: Silvio Tanaka

Em tempos de aquecimento global, percebo que a arte da colagem pode atuar como importante instrumento de conscientização, muito mais eficiente, por exemplo, do que longos sermões a respeito da devastação do Planeta. A colagem, além de estimular a criatividade, transmite algo fundamental: que para revertermos esta situação precisamos, acima de tudo, reciclar, reciclar, reciclar...

Leio e ouço falar de preservação ambiental, da necessidade de reciclagem há muito tempo, desde minha meninice. Mas apenas passei a atuar mais efetivamente neste sentido ao perceber o quanto as crianças e jovens que participavam das minhas oficinas poderiam, a partir de uma experiência lúdica, sair dali e imediatamente propagar o conceito do reaproveitamento dos materiais, de forma prática e eficaz.



Outras experiências similares em escolas públicas e centros culturais somente reforçaram a minha visão de que a colagem, sobretudo quando proposta como meio de integração em construção coletiva, pode atuar como eficiente ferramenta didática para a conscientização ambiental das futuras gerações.


4 comentários:

  1. Prezado,
    eu concordo plenamente com as suas palavras. Penso que o mundo carece de pessoas de atitude e que façam acontecer. Os problemas já foram todos citados e são velhos conhecidos. Aqueles que reclamam são meros comodistas, incapazes de produzir. Se tens um problema, mova-se para resolver, foco no resultado. Mas ainda além de pessoas com iniciativa, tb precisamos de pessoas com acabativa. O que adianta começar e deixar pela metade. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o seu trabalho de colagem Silvio. Parabéns pelas oficinas e com certeza a arte da colagem possibilita a transmição de muitos valores importantes para a sociedade.
    Sucesso : )

    ResponderExcluir
  3. Seu trabalho, sua obra, em si, já é magnífica. Agregar ela à conscientização ambiental é, mais que natural, fundamental.

    ResponderExcluir
  4. ¡Me gusta este artículo! Realmente, esa herramienta de arte a los niños les encanta porque les da la libertad de armar sus obras con trozos de papel en un boceto cualquiera, saliéndose de lo que es la rutina de recortar y pegar figuras determinadas.
    Armando con pedacitos irregulares de papel de revista o periódico, sienten la libertad de poder hacer algo único e irrepetible con su sello personal. En este particular, es mucho mejor tu enfoque porque a todos los niños por igual, el tema del calentamiento global les apasiona.Te recomendaré en el twitter.

    ResponderExcluir