terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Colagem e Arteterapia


Conheci a Profa. Patrícia Pinna Bernardo em 2004, por intermédio das redes sociais, e, de lá para cá, graças a ela, passei a tomar contato com a Arteterapia de forma bastante ampla.


Não posso deixar de considerar que, intuitivamente, em um momento bastante difícil da minha vida, acabei por empregar a Arteterapia em causa própria. A Arteterapia, por meio da colagem, possibilitou que eu externasse os sentimentos e chegasse mais rápido à solução dos problemas que emperravam a minha existência. As produções em colagem que realizei a partir de 1989 forneceram o material fundamental para o avanço do meu processo terapêutico. A parti daí, ainda no meu caso, além de uma eficiente terapia, a colagem também acabou por revelar um novo e realizador caminho profissional.

Sabe-se hoje, que a colagem, além da expressão por meio de renovação de imagens, ao possibilitar a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar como eficiente instrumento arteterapêutico, possibilitando também o treinamento do raciocínio e da coordenação motora.


A convite da Profa. Patrícia, pelo segundo ano consecutivo, realizei um workshop para alunas da pós-graduação em Arteterapia Aplicada da UNIP Vergueiro, no dia 19 de dezembro de 2010.



Nesta oficina trabalhamos o conceito das mandalas. Por coincidência ou não, praticamente todos os meus trabalhos da fase inicial seguiam este formato. Jung explica!



Patrícia Pinna Bernardo
Psicóloga formada pela USP e Arte-educadora pela FAAP, pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), doutora em Psicologia (USP) e Mestre em Psicologia (PUC), tendo pesquisado a questão da Criatividade, Mitologia Criativa e da utilização de recursos expressivos em terapia, educação e em grupos de desenvolvimento da criatividade com todas as idades. É coordenadora e professora da Pós-Graduação em Arteterapia da UNIP, Professora universitária (desde 1995) em cursos de Graduação e Pós-Graduação, em Psicologia, Arteterapia, Arteeducação, Musicoterapia, Pedagogia e Artes Plásticas.

Silvio Alvarez - contato para oficinas
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

www.silvioalvarez.com.br 



Colagem - Arte ambiental - Silvio Alvarez participa da XII FIMAI - 2010


Sobre a participação na XII FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, de 9 a 11 de novembro de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Minha participação na XII FIMAI começou a ser desenhada em junho deste ano, em Curitiba, ao expor em outra feira de sustentabilidade, a ReciclAção.

Outro expositor da ReciclAção, Manolo, representante da empresa Dutrafer, falou-me da importância da FIMAI no cenário industrial e forneceu um contato, Rosana. Muito bem acolhido por sinal, visitei o escritório da Revista Meio Ambiente Industrial, em Perus, São Paulo e acertei a participação no evento.

A pedido de Rosana, produzi 100 pequenos quadros (15 x 10 cm) para serem entregues como brinde de participação aos expositores. Elaborei uma logomarca estilizada da FIMAI, utilizando como textura de fundo as páginas da Revista promotora do evento. Foi a primeira vez que realizei uma produção, assim, em série, e creio que acabei também por demonstrar que a colagem pode ser uma boa opção para a área de brindes corporativos. Levei uns dois meses para recolher todo o material necessário, para recortar as imagens e finalizar a colagem propriamente dita. Deu muito trabalho, mas gostei da experiência e do resultado.

foto: Thiago Ramos

Além disso, ficou acertada a produção de um painel de colagem durante o evento, recurso que costuma trazer bons resultados, já que, de forma prática, apresenta a técnica e promove espontaneamente uma maior interação com os visitantes da feira.





foto: Thiago Ramos

Desta vez resolvi produzir uma releitura de “A Árvore da Vida”, de Gustav Klimt. Há muito pensava em fazer algo baseado na obra do pintor austríaco, autor do célebre “O Beijo”. Foi uma viagem maravilhosa, principalmente ao buscar, nas imagens das revistas, os tons aproximados empregados pelo Mestre.


foto: Zé Goulart