quinta-feira, 15 de março de 2012

Oficinas de colagem na Escola Bosque – Projeto Fazendo Arte


Tudo começou quando recebi um convite para visitar a Escola Bosque, em São Paulo, em agosto de 2011, e participar do Projeto Fazendo Arte, desenvolvido já há alguns anos por essa instituição de ensino modelo que faz parte do PEA - Programa de Escolas Associadas da UNESCO.


Antes da visita propriamente dita, as crianças foram apresentadas ao meu trabalho em sala de aula, tomando contato com muitos dos meus quadros de colagem. Recebido com enorme carinho, na primeira oportunidade realizei uma série de pocket oficinas para todos os alunos da escola, que além de tomarem contato com a técnica, puderam também fazer perguntas e conhecer um pouco do cotidiano de um artista plástico.




A identidade com a Escola foi imediata devido ao trabalho de artes que a instituição já desenvolve cotidianamente. Pelo fato das crianças já estarem familiarizadas com a atividade artística criou-se um maravilhoso caminho para uma apresentação mais detalhada da técnica, houve assim uma empatia coletiva imediata e impressionante.






Tanto que retornei à Escola Bosque para ministrar duas oficinas completas para os jovens do ensino médio, nas quais pude confirmar a predisposição da instituição e dos alunos para avançar no aperfeiçoamento da citada expressão artística. De toda essa empatia recíproca, nascia também uma natural parceria que deve permanecer por muito tempo ainda. 



Para a Feira de Ciências de 2011, os alunos utilizaram a técnica assimilada nas oficinas e produziram um cenário representativo da Mata Atlântica, todo composto com recortes de revistas, entre outros materiais recicláveis. Este trabalho foi apresentado durante encontro de representantes da UNESCO, realizado no Rio de Janeiro.




No final de 2011 retornei à Escola para conferir a exposição da Semana de Artes, dessa vez acompanhado da produtora cultural Rose Meusburger, da Gaia Brasil, e de Edson Cardoso, proprietário da AVA  Galleria, de Helsinque, Finlândia. 


Rose Meusburger (Produtora Cultural - Gaia Brasil), Silvia Cristina Grünauer Scuracchio (Diretora Escola Bosque), Susana Regina Braga Moura (Coord. Pedagógica Escola Bosque) Edson Cardoso (AVA Galleria - Helsinki) e ieu, fazendo careta, pra variar. :D

A exposição da Semana de Artes contou com trabalhos de todos os alunos da Escola Bosque. Na ocasião, fiquei bastante emocionado, pois alunos do 1º ano haviam produzido uma série de colagens especialmente para o evento. 




Aproveito este post para agradecer e abraçar toda a equipe e alunos da família Escola Bosque pelo carinho, atenção e disponibilidade para com esse novo amigo arteiro.


Depois que os conheci e realizei as atividades na Escola, sigo em frente na minha carreira com a nítida sensação de que terei vocês sempre ao meu lado, torcendo e vibrando com cada novo passo. Um beijo no coração de cada um de vocês. Obrigado! 

Site da Escola Bosque

Mais fotos das oficinas realizadas na Escola 







Com as Professoras Márcia e Bárbara :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário