terça-feira, 17 de abril de 2012

A colagem como ferramenta didática - Professores e o efeito multiplicador


Quando realizo uma oficina e as crianças voltam para casa felizes e satisfeitas, isso já é motivo de enorme alegria para este vosso amigo arteiro recortador de papelzinho. Agora, quando realizo oficinas para professores e vejo estes propagarem o conceito em sala de aula, aí a realização profissional é total. 

Tem sido muito bom constatar que o número de professores que tomam essa iniciativa vem aumentando a cada dia. A primeira a proporcionar esta alegria foi a Profa. Denise Moro, à época lecionando em Florianópolis, hoje em Santa Maria – RS. A exemplo dos meus trabalhos da primeira fase, Denise propôs aos alunos colagens circulares em pratos de papelão. 




No ano passado, 2011, a Profa. Telma Alves entrou em contato para mostrar o lindo trabalho de colagem produzido por seus alunos do primeiro ano, na Escola Mopi, no Rio de Janeiro. A professora utilizou o meu quadro O Jardim e a colagem como ferramenta didática para apresentar aos alunos a obra de Monet. 



Já a Profa. Solange Seno desenvolveu com os alunos uma árvore toda produzida com desenhos recortados das mãozinhas das crianças e com imagens de revistas. 


Lá em Palmas, Tocantins, o Prof. Alexandre Araripe promoveu uma exposição no SESC para apresentar as colagens dos seus alunos produzidas a partir da exibição de uma reportagem a respeito do meu trabalho. E viva a internet!




Outra experiência maravilhosa foi conferir de perto, a partir das oficinas realizadas e da iniciativa das Profas. Bárbara Enomoto e Márcia, os trabalhos desenvolvidos por alunos da Escola Bosque, de São Paulo, para a Feira de Ciências e para a Semana de Artes de 2011.





A Profa. Simone Santiago, da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, concluindo sua monografia a respeito do emprego da técnica da colagem em sala de aula, realiza oficinas com seus alunos para apresentar a História da Arte, sempre uma grata surpresa. 





Esta semana tive outra grata surpresa. A Profa. Vivi Fernanda, que participou da minha oficina na pós-graduação em Arteterapia da Unip, propôs aos seus alunos do fundamental II do Colégio Degraus, em São Paulo, que realizassem ampla pesquisa a respeito do meu trabalho. Ao apresentarem o resultado da pesquisa, os alunos participaram de um debate, refletindo sobre técnica, estética e o enfoque ambiental. Durante o bimestre, em oficina criativa, foram produzidas, também empregando a técnica, capas dos "diários dos artistas" de cada um deles. Para finalizar o projeto com chave de ouro, cada um produziu uma colagem em papel cartão 15x15 cm para uma exposição no colégio. 


Esta é a Profa. Vivi Fernanda e a exposição dos trabalhos dos seus alunos. 



Um comentário:

  1. Lindos trabalhos!!! Eu apresentei aos alunos a colagem Pop... Saíram trabalhos muito bons. Logo divulgarei no meu blog. Abração!!!

    ResponderExcluir