sábado, 2 de junho de 2012

Oficina de colagem no V Festival da Mantiqueira - Arte e literatura infantil



No dia 26 de maio de 2012, a convite da Secretaria de Estado da Cultura e da APAA, Associação Paulista dos Amigos da Arte, realizei oficina de colagem no V Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.

Além de ter sido uma linda oportunidade e uma das experiências mais legais da minha carreira, esta oficina tem toda uma história muito legal a ser compartilhada. 

Como a oficina seria realizada em um festival literário,  precisou ser adaptada ao contexto. Recorri, então, à amiga Lyslei Nascimento, Professora de Literatura da UFMG para a indicação de um texto que pudesse inspirar os participantes na produção de um quadrinho de colagem durante a oficina. Desta forma, fui apresentado à obra de Bartolomeu Campos de Queirós. Pesquisei bastante a respeito do escritor e pedagogo mineiro e escolhi o livro “Os Cinco Sentidos” 



Bartolomeu Campos de Queirós foi muito mais do que um escritor. Nascido em 1944, viveu a infância em Papagaio (MG). Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), formou-se em educação e artes, e criou-se como humanista. Estudioso da filosofia e da estética, utilizou a arte como parte integrante do processo educativo. Cursou o Instituto de Pedagogia em Paris e participou de importantes projetos de leitura no Brasil como o ProLer e o Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários para professores de leitura e literatura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes e membro do Conselho Estadual de Cultura, ambos em Minas Gerais, sendo também muito convidado para participar de júris e comissões de salões, além de curadorias e museografias (Fonte: site da Editora Cosac Naif) .


Com o texto escolhido, precisava de uma equipe de monitores que pudesse dar todo o suporte na realização de uma oficina para 100 crianças.  Surgiu a ideia de convidar para este grande desafio as alunas do curso de pós-graduação em Arteterapia da Unip coordenado pela professora Patrícia Pinna Bernardo. Deu certo! No dia 5 de maio realizei treinamento específico com a equipe de arteterapeutas que esteve ao meu lado durante a oficina na Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier, são eles: Adriana Leopold, Priscila Galante, Danila Rodrigues, Celso Frederico e Sueli Poppi. 


Para a produção e suporte geral, contei mais uma vez com a querida parceira Rose Meusburger, da Gaia Brasil, na foto abaixo com Kenia Maciel, da APAA.


Para a apresentação de trechos do livro “Os Cinco Sentidos” de Bartolomeu Campos de Queirós” produzi uma série de colagens em papel cartão que ilustraram a performance desenvolvida com a equipe de arteterapeutas . 



Para a performance, cada arteterapeuta ganhou um nome peculiar Tia Visão (Adriana Leopold), Tia Olfato ( Priscila Galante), Tia Paladar (Danila Rodrigues), Tio Audição (Celso Frederico) e Tia Tato (Sueli Poppi).

O texto foi apresentado logo no início da oficina com a participação dos tios. Foi muito lindo e divertido. 






Mais de 70 crianças e adultos participaram da oficina realizada na Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier. A oficina foi aberta ao público do V Festival da Mantiqueira, era necessário apenas retirar uma senha uma hora antes do evento. Cada participante produziu um quadrinho de colagem em papel cartão, com recortes de revistas.





Para encerrar a oficina e a homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós com chave de ouro, as crianças colaram uma figurinha cada em um painel previamente produzido com a temática “Os Cinco Sentidos”.



O painel “Os Cinco Sentidos” foi doado à Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier e entregue oficialmente ao coordenador, Sidnei Pereira Rosa, ao término do evento. 


Quero agradecer à Professora Lyslei Nascimento, da UFMG, por indicar a obra de Bartolomeu Campos de Queirós, ao próprio escritor e pedagogo Bartolomeu por ter escrito algo tão lindo e sensível, a Kenia Maciel, da APAA e toda a sua equipe, pela confiança e total apoio ao empreendimento, à querida parceira Rose Meusburger, da Gaia Brasil, pelo suporte e competência de sempre na produção, à equipe de arteterapeutas, pelo carinho e dedicação com que trabalharam, incluindo a coordenadora do curso da Unip, a Profa. Patrícia Pinna Bernardo e ao Coordenador Sidnei Pereira Rosa, pelo carinho com que nos recebeu  na Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier.

A oficina do V Festival da Mantiqueira trouxe muitas novas ideias!



Em meu site, todas as fotos da oficina realizada durante o V Festival da Mantiqueira
http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos/projetos/oficina-v-festival-da-mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário