quinta-feira, 5 de julho de 2012

A colagem e O maravilhoso mundo do cinema


Em dezembro de 2011, Ilene Hawk, cirurgiã dentista e cursando Cinema na Universidade Estácio de Sá, residente no Rio de Janeiro, entrou em contato comigo por intermédio do Facebook para saber se eu aceitaria uma encomenda de painel de colagem com um tema específico: o cinema da Era de Ouro de Hollywood.  

Em geral procuro tomar certa cautela em relação a encomendas de quadros. Procuro aceitá-las desde que não haja grande interferência no processo criativo. Com Ilene não tive esse problema, foi diferente desde o início. Ela entendeu de pronto os meus argumentos e propiciou liberdade total de criação. Sua ideia inicial básica era de que o painel trouxesse imagens de grandes estrelas de Hollywood e de filmes célebres dos anos 1940, 1950 e 1960. 

Em longo papo por Skype revelou-me que a ideia do painel era também a de homenagear seu saudoso pai, Sr. Hely, um apaixonado por cinema. O que fez com que eu sugerisse a inclusão de fotos dele no trabalho.

Em papo por Skype com webcam cheguei até mesmo a ver a parede da sala de seu apartamento que receberia o painel depois de pronto. Viva a internet! 

Tudo ficou mais fácil porque eu também amo o cinema de uma forma geral, até já sonhei em ser cineasta. Por muito tempo, mesmo antes de iniciar na colagem, mantive um arquivo com dezenas de pastas que continham dados de cada filme assistido, com fotos, reportagens, fichas técnicas. Esta minha paixão contribuiu muito em todo o processo de pesquisa. Eu havia assistido a maior parte dos filmes e conhecia praticamente todos os atores e atrizes citados por Ilene Hawk. 

A partir daí passei 6 meses coletando imagens complementares nas mais variadas revistas e algumas vezes voltamos a conversar para colocá-la a par do processo criativo. Foi uma experiência única, produzir um painel de colagem para a realização de um sonho. 

Praticamente todas as fotos presentes no painel foram coletadas em revistas, precisei imprimir apenas duas, as de Henry Fonda e de Natalie Wood.  Para ambientar as imagens das estrelas e das cenas de alguns filmes, optei por tonalidades que remetem aos filmes Technicolor, marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture Corporation em que o processo consistia na coloração dos filmes, utilizada até a década de 1960.


A produção foi uma viagem! Uma festa! Para compor o passe-partout optei por imagens de pipoca. Como pipoca não é um item que aparece em grande quantidade nas revistas, complementei o passe-partout com imagens presentes em embalagens plásticas de pipoca para microondas.



O Maravilhoso Mundo do Cinema – colagem sobre MDF – 165 x 60 cm – 2012 




A seguir detalhes do painel “O Maravilhoso Mundo do Cinema”: 






3 comentários:

  1. Querido Silvio, você não para de me surpreender e emocionar. Todos os dias sento em uma poltrona e fico admirando NOSSO quadro. É uma viagem diária que faço, momento onde me acalmo, e me transporto para um imaginário que me reporta a vários momentos alegres. Já disse e repito, não só a minha sala, mas as nossas vidas (minha e da Mamãe) ficaram mais alegres com esse espetáculo que tenho agora adornando a minha sala. MUITO OBRIGADA!!! ILENE

    ResponderExcluir
  2. Oi Ilene. Que gostoso ler isso tudo. Agradeço muito tua atenção. Que teu, ou melhor o nosso painel continue te dando muitas alegrias!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo carinho vc proporcionou!!!

    ResponderExcluir