sexta-feira, 20 de julho de 2012

Colagem solidária


Por tratar-se basicamente de reaproveitamento de materiais, a colagem também é a expressão artística que conclama naturalmente a participação do público além da contemplação dos trabalhos já concluídos.  Todas as revistas que são utilizadas em minhas colagens vêm da doação de amigos, sobretudo moradores aqui de Joanópolis, cidade que escolhi para viver. 


Mas a solidariedade “arteira” não vem apenas por intermédio das revistas, alguns amigos são também fornecedores das imprescindíveis bandejinhas de isopor. O isopor é um dos materiais mais complicados para a reciclagem, contudo, aqui em meu ateliê, são reaproveitados e valem ouro. 


Utilizo as bandejinhas para classificar e guardar as imagens antes de serem coladas. Além disso, também são utilizadas em minhas oficinas, por serem de material poroso, e facilitarem a aplicação da cola branca com o rolinho.

As doações desse importante item no processo criativo vêm de São Paulo, de uma querida amiga, e também aqui de Joanópolis. Mas outro dia eu trouxe uma sacola enorme delas lá do Rio de Janeiro, doada por duas novas queridas amigas. Também já recebi um lote bem bacana lá de Recife, via Correios, enviado por um amigão de Twitter.



Não houve como a emoção não falar mais alto, porém, no dia em que recebi de uma amiga de Twitter um envelope repleto de figuras recortadas. Não é incrível isso? 


Para encerrar este post conto outro caso muito bacana que aconteceu comigo recentemente. Em 2009, Verônica (foto acima), residente em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, assistiu à minha entrevista no Programa Terra Vida ou Morte, da TV Vanguarda Paulista e achou muito legal o meu trabalho com recortes de revistas. Ela ligou para a TV Vanguarda, conseguiu meu telefone na produção do programa e entrou em contato para oferecer uma enorme coleção de imagens. Verônica mantinha o hábito de colecionar imagens que lhe chamavam a atenção em revistas. Com extremada paciência e carinho ela guardava e classificava as páginas por gênero, tudo bem armazenadinho em plásticos e com etiquetas. Desde 2009 vínhamos nos falando por telefone a fim de encontrarmos uma forma de eu ir buscar as caixas com imagens lá em Pindamonhangaba. Acabava sempre acontecendo alguma coisa. 

Este ano, porém, deu certo. Como participei do Revelando SP em São José dos Campos, mais próximo a Pinda, ela conseguiu finalmente me entregar o maravilhoso presente. 

Muito obrigado Verônica, é um presente precioso, de fato. Talvez você ainda não faça ideia do quanto me ajudou.


Agradeço aos amigos que doam revistas, bandejinhas de isopor, imagens, e a todos que de alguma forma colaboram para com o meu trabalho. 

Excetuando o caso da Verônica, achei melhor não citar os nomes dos queridos amigos que participam do meu trabalho de forma solidária, para não correr o risco de esquecer o nome de alguém. 

2 comentários:

  1. Meu amigo Arteiro, adorei ler seus posts.Como sempre você surpeendendo com suas visões e artes.Parabéns por seu trabalho e suas obras artisticas.Já tenho seu eendereço aqui no meu bloguer, vou colocar seu link no meu facebook, divulgar seu trabalho e uma honra para mim que odoro os reciclavéis.Abraços Silvio

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emcy. Muito obrigado. Agradeço teu contato e atenção. Vamos mantendo contato. Toda divulgação é sempre muito bem-vinda.

    ResponderExcluir