quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ilustrações de colagem para o livro infantil Olhos da Terra



Como quase tudo o que aconteceu até aqui em minha carreira, o lançamento do livro Olhos da Terra, da escritora Ana Maria de Andrade, com ilustrações de Silvio Alvarez e fotos de Fábio Carnaval, também tem toda uma história significativa a ser registrada.

Ana Maria de Andrade, natural do Rio de Janeiro, conheceu o meu trabalho na Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial – FIMAI, em 2010. Contudo, devido a toda a agitação característica de um evento aberto ao público, a escritora julgou por bem deixar para entrar em contato comigo em outro momento, após a feira.  




Em meu estande da FIMAI – Expo Center Norte – 2010 

Foi assim que surgiu o convite para que eu participasse do seu próximo livro, Olhos da Terra, como ilustrador. Conversamos muito por telefone e internet e marcamos um encontro na primeira oportunidade. A reunião que definiu todos os principais aspectos do livro a ser lançado deu-se no Rio de Janeiro, por ocasião das oficinas que realizei para o projeto “Criatividade é o que se usa para construir pessoas”, para a Henkel – Cola Pritt, no Shopping Fashion Mall, em fevereiro de 2011. 



Com o fotógrafo Fábio Carnaval e a escritora Ana Maria de Andrade 

Professora, graduada em Comunicação Social – Jornalismo, com especialização em Educação Infantil e Alfabetização, Ana Maria de Andrade já obteve vários reconhecimentos importantes, dentre eles a participação no PNLD 2006 (SP) com o livro Água Viva, a participação nos cadernos de apoio pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e a certificação pela Fundação ABRINQ como empresa Amiga da Criança, por seu trabalho desenvolvido no setor de responsabilidade socioambiental da empresa ICQL Química (RJ) para colaboradores e escolas da comunidade. A empresa foi vencedora do prêmio MPE Brasil 2010, categoria indústria, com destaque para gestão de pessoas e responsabilidade social.

Mas o projeto do livro estava apenas começando. Tomei contato com o texto e fiquei encantado com o conteúdo, com a mensagem que iria passar as crianças. Ficou bastante claro, inclusive, que a mensagem a ser transmitida era totalmente coerente e complementar com o trabalho que eu já vinha desenvolvendo com as crianças em minhas oficinas, com o projeto de arte e conscientização ambiental desenvolvido. Definimos a editora, a Imperial Novo Milênio. Fábio Carnaval fotografou animais no Zoo e na Mata Atlântica no Rio de Janeiro. As minhas ilustrações foram produzidas a partir dessas fotos, fato este que vem ressaltar a importância da arte da fotografia no meu trabalho de colagem. 





Todo o processo de elaboração e produção do livro Olhos da Terra levou mais de um ano, devido ao envolvimento de toda a equipe para que o livro alcançasse seu objetivo, o de despertar o interesse e agradar crianças, pais e professores, unindo literatura, arte e educação ambiental. 

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

www.silvioalvarez.com.br 

Site da escritora Ana Maria de Andrade

http://www.anamariadeandrade.com/

Site da Editora Imperial Novo Milênio

http://www.imperiallivros.com.br/

Artigos sobre o lançamento do livro Olhos da Terra

http://www.jornow.com.br/jornow/noticia.php?emp=2125&num_release=75360

http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=2125&num_release=75350&ori=H

Um comentário:

  1. Lindo esse trabalho e adorei a imagem do leão sob seu ângulo de visão...
    Grande beijo.

    ResponderExcluir