domingo, 22 de julho de 2012

Prêmio Green Nation Fest - Silvio Alvarez - Arte e Conscientização Ambiental





Em 2011, eu estava no Facebook, divulgando o meu trabalho, como sempre, quando adicionei o perfil do Green Nation Fest na rede social. Aceito o convite, enviei uma apresentação do meu projeto de Arte e Conscientização Ambiental, uma procedência habitual, e, em resposta, com cordial atenção, fui informado de que poderia participar do Festival na categoria álbum de fotos do Flickr. 

Achei muito interessante, já que as fotos presentes no álbum eram registros dos meus quadros, oficinas e eventos especiais realizados, um breve resumo de minha carreira.   

O Green Nation Fest, realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA) é um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento trata de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto.

Sendo assim, passei a divulgar a minha participação na internet de forma bastante efetiva, no Twitter, Facebook e também via e-mail, para todos que haviam tomado contato com o meu trabalho no decorrer da carreira.
A abordagem era bastante simples: “conto com o apoio e o voto dos amigos em minha participação no Green Nation Fest”. 

Não sei precisar o número de votos que recebi, mas sei que contei com a participação de muita gente. Mensagens de amigos de todo o Brasil e também de outros países, declaravam total apoio à divulgação do meu trabalho no Festival. 

O tempo passou, e no início de junho, quando eu estava com minha exposição no Aeroporto Internacional de Guarulhos, recebi um telefonema dos organizadores dizendo que o meu nome estava entre os finalistas da categoria Júri Popular. Alguns dias depois soube pela internet que era o vencedor.



Recebi o prêmio com muita alegria e como um reconhecimento ao meu trabalho até aqui, já que a votação foi popular e as fotos do álbum premiado eram também um resumo da minha carreira.

Além da votação do júri popular, as obras também contaram com a análise de um júri oficial, composto por Cacá Diegues , Luis Erlanger, Suzana Kahn Ribeiro, Renê Belmonte, Dira Paes, Nick Nuttall e Nádia Rebouças, personalidades e profissionais do meio ambiente e do audiovisual.

O troféu “Mr. Green”, assinado pelo designer Jair de Souza e produzido em resina pet reciclada, tem 20 cm de altura e contém em seu interior 70% de água, captada na nascente do Rio dos Macacos, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.


A cerimônia de premiação, apresentada pelo ator Marcos Frota, ocorreu no dia 7 de junho de 2012, na Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro. 



A abertura do Green Nation Fest, no dia 4 de junho, contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira e da modelo Gisele Bündchen








Entrevista ao Green Nation Fest
http://www.greennation.com.br/pt/post/2036/Fotografia-Arte-e-conscientiza-o-ambiental-com-Silvio-Alvarez

Relação dos Vencedores
http://www.greennationfest.com.br/pt/vencedores

Site do evento

http://www.greennationfest.com.br/

2 comentários: