quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Colagem - este quadro tem história: Crônica de Paris


Com o post a seguir inicio uma série de escritos a fim de registrar o processo criativo de alguns quadros específicos. Refiro-me a certos trabalhos que nascem a partir de uma vivência especial ou de uma inspiração curiosa ou inusitada, trabalhos que já nascem com histórias para contar. 

Inicio a série “Este quadro tem história” com o trabalho de colagem “Crônica de Paris”, de 2012, que participou da exposição “Silvio Alvarez” no Condomínio Conjunto Nacional, de 10 a 22 de setembro de 2012.  

                                      

 Crônica de Paris – colagem sobre MDF – 50 x 40 cm – 2012
Com foto de Laura Prospero

Como o nome sugere, o quadro traz os símbolos associados às minhas impressões a respeito da “Cidade Luz”, mesmo sem ainda conhecê-la pessoalmente. 

De 1979 a 1984 estudei no Colégio Liceu Pasteur, em São Paulo. Em uma das aulas de francês fomos apresentados ao incrível trabalho do mímico Marcel Marceau (1923-2007) por intermédio de um filme com um de seus esquetes. Na mencionada pantomima, Marcel Marceau, com mágica interpretação, reproduzia toda a beleza e impermanência de uma borboleta apenas com o movimento das mãos.  

Vídeo Marcel Marceau e a mímica da borboleta 


Com aproximadamente 30 anos de idade aventurei-me a ler “Paris é uma Festa” de Ernest Hemingway. Autobiográfico, o livro traz as memórias parisienses do escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961), que fez da cidade o palco de seu aprendizado literário. O livro refere-se aos tumultuados, loucos e felizes anos 20, e rememora a época ao narrar a convivência do autor com Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, entre outras personalidades universais.

                                             

Em 2009, conheci Laura Prospero no Twitter. Conhecida nas redes sociais como Laura em Paris, é brasileira e mora em Paris desde 1992. Guia turística bilíngue oferece roteiros personalizados e passeios a pé para brasileiros que visitam a Cidade Luz.

Assista à reportagem do Programa Na Moda sobre o trabalho de Laura Prospero


Em 2010 conheci Laura pessoalmente. Batemos um longo papo e tomamos um café no MASP, na Avenida Paulista. O tempo passou, continuamos mantendo contato, e,em outubro de 2011, Laura gentilmente registrou a participação dos meus trabalhos de colagem na Art Shopping, realizada no Carrousel du Louvre.

Em 2012 veio a inspiração para o quadro “Crônica de Paris” e pedi a ela uma de suas maravilhosas fotografias, esta com a Tour Eiffel, para completar a composição. Abaixo a foto original de Laura Prospero com a torre que, recortada, veio a compor o quadro.


Site Liceu Pasteur

Site Marcel Marceau

Paris é uma Festa – Ernest Hemingway

Site Laura em Paris

Minha participação na Art Shopping – Carrousel du Louvre 2011 

3 comentários:

  1. Caro Sílvio,
    Que belo post !!!
    Muito obrigada por seu carinho :)
    Grande abraço
    Laura Prospero

    ResponderExcluir
  2. Que legal descobrir esse post! Uma pena que só agora...sou completamente apaixonada por colagem e há algum tempo monto imagens digitalmente, mas só agora comecei a treinar com tesoura e cola! Vi suas colagens no conjunto nacional e lembro que fiquei tão chateada porque eu passei lá com bastante pressa e só consegui fotografar com o iPod, daí quando cheguei em casa pra ver o nome do autor na foto, estava completamente ilegível! Achei seu trabalho lindo.

    ResponderExcluir