quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Oficina de colagem para idosos – CRAS de Macaé – RJ – Psicóloga Eliana Bess d´Alcantara


A exemplo das iniciativas de professores e de outros profissionais que participam de minhas oficinas e que passam a multiplicar o conceito levando a atividade para o seu campo de atuação, hoje cito o caso da psicóloga Eliana Bess d´Alcantara, de Campos dos Goytacazes – RJ. 


A diferença para as demais iniciativas é que Eliana ainda não participou de uma das minhas oficinas, passou a realizar a atividade no CRAS de Macaé - RJ apenas observando tudo o que eu dizia a respeito da atividade no blog, no site e nas redes sociais. 

Há cerca de três anos, a psicóloga, natural de Porto Alegre, tomou contato com o meu trabalho por intermédio de um retweet na rede social Twitter. Identificada com a proposta, visitou esse blog, o meu site, leu minha história, e passou a acompanhar o meu trabalho diariamente também via Facebook. 

Psicóloga clínica, música e educadora, Eliana manteve sempre um grande interesse pelas artes em geral e aprendeu desde cedo a pintar. Ao tomar contato com o meu trabalho de colagem, a psicóloga curtiu a ideia de poder “pintar com papel”. 

Em sua prática clínica, tanto na psicoterapia infantil, principalmente, como para adolescentes e adultos, Eliana Bess d´Alcantara emprega sempre música, poesia, literatura, cinema, desenhos e pinturas, jogos, e também a colagem, enfim, tudo aquilo que possibilitar e facilitar a expressão dos conteúdos internos, dos sentimentos e emoções, e conduzir ao autoconhecimento.  

Há dois anos Eliana passou a atuar como psicóloga, com grupos de convivência, em um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social - de Macaé – RJ. Mensalmente é promovido no CRAS um encontro com os idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC (integrante do Sistema Único de Assstência Social  - SUAS) e com os idosos das famílias do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, (que dinamiza a Proteção Social Básica, permitindo o fortalecimento dos vínculos familiares e sociocomunitários e interinstitucionais).

A ideia de realizar a atividade de colagem no CRAS de Macaé surgiu a partir dos posts que leu aqui no blog a respeito das oficinas para idosos no SESC de Piracicaba, Lar São Vicente de Paula, em Joanópolis, e no Recanto São João de Deus, em São José dos Campos.


“As reuniões tem sido com dinâmicas e palestras sobre algum tema interessante para eles, mas desejei fazer uma atividade diferente, prazerosa, mais lúdica, que também proporcionasse autoexpressão” 


“Já estava pensando nessa oficina, quando li de um trabalho seu com idosos num asilo. Então tive certeza que daria certo. No início eles se surpreenderam. Uma idosa perguntou, descrente e entediada, qual a finalidade da atividade. Respondi que no final saberia por si mesma. Ela fez o trabalho com dedicação, e depois de pronto, sugeriu que poderia complementar em casa, colando no centro a foto do neto.”



“Todos participaram com muito entusiasmo, e senti alegria em cada um produzindo a sua própria obra de arte. Achei a experiência tão positiva que pretendo repetir.”

Eliana Bess d´Alcantara
Contato: elianabess@psicoevida.com 

Site de Eliana Bess d´Alcantara – Psicologia e Vida
http://www.psicoevida.com 

Outros posts sobre oficinas para idosos

Oficina no SESC Piracicaba – SP
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/silvio-alvarez-oficinas-de-arte-e.html

Oficina Lar São Vicente de Paula – Joanópólis – SP
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/oficina-de-colagem-para-idosos-lar-sao.html

Oficina Recanto São João de deus – São José dos Campos - SP
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/08/oficina-no-recanto-sao-joao-de-deus.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário