sábado, 22 de dezembro de 2012

Colagem - Este quadro tem história – O Jardim de Mona Lisa


As inspirações para os meus quadros nem sempre surgem por acaso. Em geral, são as imagens que encontro nas revistas e a quantidade de vezes que elas aparecem que definem os temas das novas produções.

Algumas imagens batem todos os recordes de presença constante nas publicações impressas. Um bom exemplo é a Mona Lisa, o quadro de Da Vinci só perde em aparição nas revistas brasileiras para a modelo internacional Gisele Bündchen. 


O Jardim de Mona Lisa – collage sobre MDF – 2012 

O que me fascina na recorrente presença de certas imagens nas revistas, é que elas, a meu ver, também representam o quanto compõem o inconsciente coletivo, o quanto estão presentes em nossos atos cotidianos e com que finalidade e frequência povoam os nossos pensamentos. Talvez tenha sido esse raciocínio o responsável pela criação do passe-partout composto por imagens repetidas, conceito presente na grande maioria das minhas colagens. 

Encaro as revistas, matéria-prima tanto quanto a paciência, como um catálogo universal dos anseios, temores, paixões, delírios, entre outros aspectos da sociedade contemporânea. Nas revistas encontramos todos os símbolos em profusão, encontramos tudo aquilo que queremos ter e ser, bem como tudo aquilo de que queremos distância. 


A Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris. 

A célebre pintura, iniciada em 1503, representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. 

Em 2003, a mídia esgotou todas as medidas ao massificar a divulgação tanto do livro quanto do filme The Da Vinci Code (O Código Da Vinci ), romance policial do escritor norte-americano Dan Brown, com a Mona Lisa como garota propaganda.  Sem falar do filme nele inspirado, o livro é um best-seller mundial, o décimo primeiro livro vendido no mundo com mais de 80 milhões de cópias.


Contudo, o fato que inspirou em definitivo a produção do quadro “O Jardim de Monalisa” foi mais recente. Em meados de 2012, uma equipe de arqueólogos afirmou ter encontrado sob o piso de um convento em Florença, na Itália, os ossos de Lisa Gherardini, que teria posado para o quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.

Não é a primeira vez que a Mona Lisa é citada em minhas colagens, em 2010 produzi “Gioconda verde rosa”, presenteando a célebre personagem com as pernas da comediante brasileira Dercy Gonçalves, ao comemorar o seu aniversário de 102 anos.


Mona Lisa de Marcel Duchamp


 Mona Lisa de Fernando Botero


 Collage de Erick Muller Thurm


Mona Lisa, presença constante também na internet


Foto agência Reuters 






Mona Lisa – Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

O Código Da Vinci - Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_C%C3%B3digo_Da_Vinci

Folha de São Paulo - Equipe de arqueólogos acredita ter encontrado esqueleto da 'Mona Lisa'
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1121584-equipe-de-arqueologos-acredita-ter-encontrado-esqueleto-da-mona-lisa.shtml

Contato com Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br 
silvioalvarez@uol.com.br 

Um comentário:

  1. da hora cara, mas eu gostaria de saber como é que se faz uma montagem dessa, sera que tem como alguém me manda o link do site? pfvr!

    ResponderExcluir