sábado, 8 de dezembro de 2012

Colagem - Oficina Criatividade, Arte e Saúde para a terceira idade – por Mirella Lopes Paula e Ana Paula Santos - Universidade de Sorocaba


Mirella Lopes de Paula participou, em junho 2012, do workshop Contos de Fada e Arteterapia que realizei com a psicóloga e arteterapeuta Patrícia Pinna Bernardo e que incluiu o tema Colagem e Arteterapia.

Psicóloga, com especialização em Arteterapia, Mirella entrou em contato para compartilhar um projeto que desenvolveu com a terapeuta ocupacional, com especialização em Gerontologia, Ana Paula Santos.  

Ana Paula Santos já realizava oficina de Memória, na Universidade livre da Terceira Idade da UNISO (Universidade de Sorocaba) e convidou Mirella para que juntas pudessem propor ao grupo a oficina Criatividade, Arte e Saúde. A oficina teve como base teórica a Gerontologia, que é o estudo do envelhecimento, buscando uma qualidade de vida, um envelhecimento saudável e a Arteterapia, através de recursos artísticos e expressivos, não se preocupando com a estética das produções e sim privilegiando a possibilidade de expressão e o resgate e ampliação de possibilidades criativas buscando uma mente saudável.


Mirella contou como foi a proposta da oficina Criatividade, Arte e Saúde:

“Em um encontro, propusemos uma dança circular com a música Carinhoso, de Pixinguinha, depois apresentamos os seus trabalhos de colagem ao grupo. Os participantes foram tentando adivinhar o material que você usava e ficaram encantados em descobrir que era papel, recortes de revistas. Contamos um pouco da sua história e todos ficaram muito envolvidos com suas obras e com sua proposta de “pintar com o papel”. Oferecemos cartolina em formato de coração e eles produziram a textura de fundo rasgada e escolheram uma ou duas imagens como figuras centrais, que demonstravam o que traziam no coração”. 






Parabéns pelo projeto, Mirella e Ana Paula, e obrigado por compartilharem a iniacitiva. E parabéns ao grupo: Marcia, Lilian, Elidia, Eliana, Divino, Marycel, Eunice, Miriam, Cris e Iara. 

Contatos

Ana Paula Santos - ana.paula.to@hotmail.com 

Mirella Lopes de Paula - mi_psic@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário