sábado, 8 de dezembro de 2012

Coleta seletiva em Joanópolis – Programa Lixo mínimo


Participei do Programa Lixo Mínimo, iniciativa da ONG Pró-Joá para dar suporte à implantação da coleta seletiva por parte da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, cidade em que resido há 15 anos. 





Minha participação no programa deu-se por intermédio do Projeto Artistas do Futuro, com oficinas de Colagem – Arte e Conscientização Ambiental para 300 crianças e 27 professores da cidade. 

Fico feliz de residir em uma cidade que emprega esforços para dar destinação adequada ao material reciclável. Esta semana produzi cartões em colagem para serem entregues aos recicladores com uma cesta de Natal, iniciativa da moradora Ruth Padula Hohagen e oferecida pelos supermercados Bragion, Donine 2 e padarias Central e Pão da Montanha.  


O Programa Lixo Mínimo da ONG Pró-Joá foi contemplado com o 2° lugar no 6° Prêmio Ação pela Àgua, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ.

Coleta seletiva em Joanópolis – Programa Lixo mínimo 

Seguem abaixo alguns resultados obtidos pelo Programa até 29 de novembro de 2012.

- Comercialização de mais de 118 toneladas de materiais recicláveis, conforme quadro abaixo:


- Todo o material comercializado se transforma em benefícios econômicos e ambientais, não só para os catadores, mas também para a comunidade:



- Elevação da renda dos catadores de materiais recicláveis, trabalhando de forma conjunta, com apoio e capacitação técnica, além de segurança no trabalho. Essa forma de trabalho gera melhoria social, oportunidades e desenvolvimento do empreendedorismo dos mesmos, além da motivação e valorização dos catadores de materiais recicláveis.

- O Projeto Óleos D’Água, que visa a conscientização e coleta de óleo de cozinha usado, sendo o mesmo destinado para reciclagem numa empresa no ABC Paulista, que transforma o material em resina de tinta. Até o momento foram coletados 2.100 litros de óleo de cozinha usado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) existentes, que evitou a poluição do solo e da água, bem como potenciais problemas na rede coletora de esgoto.

- Referente à educação e sensibilização socioambiental, além dos ótimos resultados obtidos no Artistas do Futuro, atividades como palestras, visitas monitoradas ao Centro de Triagem, concurso de projetos ambientais, teatros e oficinas reuniram um público aproximado de 700 participantes durante o ano de 2012.

- A socialização e divulgação das informações, com publicação de artigos, matérias em jornais, divulgação na comunidade e atividades diversas, possibilita a participação social e abre a possibilidade de replicação do modelo do programa em outras cidades.

Um comentário:

  1. Parabéns aos moradores de Joanóplis pela iniciativa! Que outras cidades sigam o exemplo!

    ResponderExcluir