terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Oficinas de colagem – Arte e conscientização ambiental - Projeto Artistas do Futuro – ONG Pró-Joá - Joanópolis


Em 2011 fui convidado pelo Dr. Wladimir D'Ávila, presidente da ONG Pró-Joá, de Joanópolis a desenvolver um projeto de arte e conscientização ambiental com as crianças da cidade em que resido. Joanópolis é uma bela cidade do Estado de São Paulo, com 12 mil habitantes, a 100 km da capital, alçada recentemente à categoria de estância turística.


A oportunidade permitiu colocar em prática e de forma ampla o conceito da colagem como ferramenta de conscientização ambiental e de estímulo à criatividade. O Projeto Artistas do Futuro compõe um projeto maior, o Programa Lixo Mínimo, que introduziu a coleta seletiva na cidade. A ideia da ONG Pró-Joá – Casa de Cultura é de que a introdução da coleta seletiva deve vir acompanhada de um projeto de base, de educação ambiental.


Em 2011 e 2012, com total suporte dos técnicos da ONG Pró-Joá, Diego de Toledo, Diego Torres e profissionais da área de educação realizei oficinas para cerca de 300 crianças e 27 professores na Creche Nossa Sra. Das Graças, na EMEF José Benedito de Salles Bayeux,  CRAS, Projeto Acolher e EMEF Emilia Ximenes Capozoli.  









Como todo trabalho de base, ainda não é possível mensurar o resultado do projeto de conscientização ambiental. Contudo, a receptividade das crianças e dos professores atendidos e o conjunto do trabalho da ONG Pró-Joá nos faz acreditar que algo de muito bom foi plantado. Não dá para esquecer a alegria da criançada ao participar das atividades, mesmo porque elas fazem questão de me passar algo muito bom todas as vezes que me encontram na cidade. Depois de realizar as atividades passei a me sentir como parte da comunidade, de fato. Antes do Projeto Artistas do Futuro eu acreditava que a arte poderia desempenhar um importante papel na questão ambiental, hoje eu tenho certeza.

O Programa Lixo Mínimo da ONG Pró-Joá também incluiu palestras, peças de teatro, visitas à cooperativa  de reciclagem entre outras atividades com o mesmo objetivo.



O Programa Lixo Mínimo da ONG Pró-Joá foi contemplado com o 2° lugar no 6° Prêmio Ação pela Àgua, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ.


Mais fotos das oficinas do Projeto Artistas do Futuro, realizadas em 2011 e 2012, em Joanópolis.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário