quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lembrança de Roberto Civita – Produção do painel “A Árvore” para a Praça Victor Civita – Arte e Sustentabilidade


Em junho de 2009, fui convidado pela Editora Abril a produzir um painel de colagem com recortes de revistas para o Museu da Sustentabilidade instalado na então recém-inaugurada Praça Victor Civita. 

Procurei criar algo que simbolizasse a empresa, mas que também transmitisse a ideia de que nós, seres teoricamente pensantes, deveríamos parar de falar em meio ambiente como se não fizéssemos parte dele.



A textura de fundo amarela foi produzida com as tradicionais “páginas amarelas” da Revista Veja. Levei a textura amarela já pronta e, na área de convivência do prédio da editora, na Avenida Nações Unidas, com toda a estrutura necessária, completei o trabalho contando com a participação dos funcionários. A proposta era produzir o painel durante a Semana do Meio Ambiente, com o acompanhamento e a participação dos funcionários da empresa. Permaneci no local de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 21 horas. 

Foi uma experiência fascinante, um quase “reality show” artístico e sustentável. De tanto me verem colando olhinhos sem fim, os funcionários passaram a acompanhar intensamente e até a torcer para que eu concluísse o projeto a tempo.


Em certo momento, enquanto eu produzia o painel "A Árvore" no Salão Abril, todo entretido com a colagem de centenas de olhinhos, um senhor se aproximou e me disse: 

- Parabéns, lindo trabalho! 

Era Roberto Civita, de passagem pelo evento da Semana do Meio Ambiente. 

Depois disso achei legal retribuir a atenção e presenteá-lo com o quadrinho do layout do projeto. Ele agradeceu enviando um presente e um cartão manuscrito que guardo aqui em minhas lembranças arteiras.



O projeto “A Árvore” para a Editora Abril é um marco em minha carreira, uma lembrança boa que, para mim, traz a sensação de que vale lutar por um sonho e que ele sempre acontece, desde que com muito trabalho e verdade. O meu primeiro contato com a Editora Abril foi por telefone e e-mail, para pedir revistas e mostrar o meu trabalho.  



Contato com Silvio Alvarez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário