terça-feira, 10 de setembro de 2013

Colagens de Silvio Alvarez em livros didáticos - A Arte de Fazer Arte – Editora Saraiva



Em 2012, recebi a visita da professora Dulce Gonçalves Morbin aqui em meu ateliê, na Estância Turística de Joanópolis. Na ocasião, além de uma agradável prosa a respeito de nossas paixões em comum, arte e educação, a professora também anunciou que o meu trabalho seria apresentado nas próximas edições dos livros didáticos A Arte de Fazer Arte, da Editora Saraiva. 


Com a Professora Dulce Gonçalves Morbin 

A série didática A Arte de Fazer Arte, de autoria de Dulce Gonçalves Morbin e Denise Akel Haddad oferece à criança uma amostra rica e diversificada da produção artística na área das artes plásticas, além de propor atividades divertidas a partir de materiais de fácil aquisição. Imagens cuidadosamente escolhidas possibilitam a análise detalhada das obras, além de colaborarem para a ampliação do repertório cultural dos alunos. São abordados aspectos específicos da arte e também pontos de integração com outras disciplinas e conteúdos. O ponto de partida é a arte visual, mas em vários momentos são apresentadas passagens para outras expressões e linguagens.


Na edição do A Arte de Fazer Arte 2014 , nos livros para o 5° e 8° anos, serão publicadas  fotos de alguns dos meus quadros e uma apresentação da minha atuação como artista na internet, mencionando este blog.  
Fico muito feliz de constatar a receptividade do meu trabalho por parte de autores e editoras, o que, a meu ver, reafirma o conceito do emprego da colagem como ferramenta didática para o ensino da arte e para conscientização ambiental das futuras gerações, conceito este que venho defendendo desde 2006, sobretudo em oficinas de arte e palestras para professores, estudantes de licenciatura em artes visuais, pedagogia e arteterapia . 


O Abacaxi - 2010 estará na edição 2014 da série A Arte de Fazer Arte

O meu trabalho como artista plástico de colagem também está presente em outros livros didáticos

Projeto Aprendiz Legal – Fundação Roberto Marinho
Juventudes: identidade, trabalho e cidadania – Unidade 1 – Módulo Básico. 



Quadro A Criação no livro didático do Projeto Aprendiz  Legal - Fundação Roberto Marinho 


Apostilas do Sistema Poliedro de Ensino - Poli 5 – Ensino Infantil 



Festa na Cidade - 2011 no livro de educação infantil do Sistema Poliedro


Mundo Amigo Geografia volume 3 e Projeto Sol 3 – Editora SM 




Painel A Árvore nos livros didáticos da Editora SM 

Site Silvio Alvarez


Contato


3 comentários:

  1. Parabéns! A arte de Silvio Alvarez reconhecida na Educação é mais um grande passo para a disseminação de seus propósitos de concientização de conceitos de sustentabilidade e preservação da natureza além da divulgação e valorização da arte da colagem como ferramenta acessível para a prática da Arte com objetivos educacionais e de Arte Terapia! Que o sucesso esteja sempre presente em seu trabalho!

    ResponderExcluir