sábado, 7 de setembro de 2013

Colagem - Colagens de Silvio Alvarez no Club Transatlântico em São Paulo


De 4 a 30 de setembro de 2013 realizo exposição no Club Transatlântico, Rua José Guerra 130, Santo Amaro – São Paulo. A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 22h, no Espaço Mezanino.


Entre os quadros inéditos apresentados na mostra do Club Transatlântico, destaque para a releitura em colagem de “O Jardim das Delícias Terrenas”, do pintor holandês Hieronymus Bosch, séculos XV e XVI. Para produzir a releitura do painel central do tríptico pintado por Bosch por volta de 1500, levei mais de três anos reunindo imagens garimpadas em revistas e realizando pesquisas a fim de conhecer mais a fundo o universo criativo do artista. 


A abertura da exposição Colagens de Silvio Alvarez ocorreu no dia 4 de setembro e contou com a presença de muitos amigos. Convido a todos para que visitem a mostra que segue no Espaço Mezanino do Club Transatlântico até o dia 30 de setembro.










O Club Transatlântico foi fundado em 1954 com o conceito de ser o ponto de encontro da comunidade alemã. Conquistou sua primeira sede oficial em 1955, num palacete em estilo neoclássico na Rua 13 de Maio, onde permaneceu durante 36 anos.


A história do Club teve uma grande ligação ao nome Transatlântico, numa simbologia ao elo cultural, social e espiritual entre as nações, oferecendo à sociedade grandes eventos. O começo dos anos setenta refletiu sobre a vida do Club Transatlântico. A fundação de renomadas empresas, as inúmeras visitas de dirigentes de grandes indústrias, presidentes de associações e entidades, deputados e jornalistas levaram a um considerável enriquecimento das relações Brasil – Alemanha.

Diversos empresários passaram a utilizar as belíssimas instalações do Club, para a realização de seus eventos, legando aos seus dirigentes a responsabilidade de encontrar uma nova sede para ampliar seu espaço físico. A desapropriação de uma parte da sede, em virtude da construção do viaduto na Rua 13 de maio e problemas com a localização e trânsito crescente na região, contribuiram para a decisão final: a aquisição de uma nova sede. 


Após diversos estudos mercadológicos, encontrou-se um terreno apropriado, na Rua José Guera, 130, Chácara Santo Antônio. O prédio instalado em uma área 33 mil m², abriga um condomínio empresarial, onde desde 1991 está a nova sede do Club Transatlântico.

Por coincidência, além da ascendência de italianos e espanhóis, sou descendente de alemães tanto por parte paterna quanto materna, das famílias Siegel, Zimermann e Schröeder. Além disso, durante um bom tempo, nos anos 1990, colaborei escrevendo uma coluna para o site Brasileiros na Alemanha, o BNA. http://www.brasileiros-na-alemanha.com

Agradeço à equipe de profissionais do Club Transatlântico, coordenada por Renata Ana, que nos recebeu com enorme carinho e atenção. Sinto, de verdade, que estou em casa e entre amigos que tem por objetivo, e sabem como, valorizar o trabalho de artistas. Sem esta especial valorização por parte do espaço expositivo o trabalho produzido no ateliê não ganha vida de verdade. 

Para a realização desta exposição contei com o imprescindível apoio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis.  A todos da Prefeitura de Joanópolis o meu muito obrigado. 

A Exposição no Club Transatlântico marca também dois anos de parceria com a produtora cultural Rose Meusburger, da Gaia Brasil, amiga e profissional incrível que coordena todos os meus projetos com extremado carinho e cuidado especial.



Fonte: site Club Transatlântico 

Exposição Colagens de Silvio Alvarez – Club Transatlântico 
De 4 a 30 de setembro, segunda a sábado, das 9h às 22h, no Espaço Mezanino
Club Transatlântico - R. José Guerra, 130 - Santo Amaro - São Paulo
Apoio: Secretaria de Educação e Cultura - Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis 
Produção: Gaia Brasil - Rose Meusburger

http://www.clubtransatlantico.com.br/site/colagem/#more-3139

Site Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br 

Contato
silvioalvarez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário