sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aluno da Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo, de Joanópolis, Leonardo Giovane participa de oficina de colagem e começa a produzir os seus próprios trabalhos.



Silvio Alvarez e Leonardo Giovane 

Acredito que a colagem seja uma das expressões artísticas mais democráticas. Sobretudo por exigir tão somente materiais de baixo custo e de fácil acesso, basicamente: cola, tesoura e revistas. Sendo assim, procuro sempre estimular crianças e jovens que tenham vontade de aprender a técnica. 

Ao produzir os meus quadros procuro também incluir elementos que possam causar certo fascínio na moçada, com o intuito de fortalecer o conceito da colagem como arte democrática, inspiradora do fazer artístico de crianças e jovens. 

Em junho de 2013, o técnico ambiental da ONG Pró-Joá, Diego de Toledo, perguntou se poderia levar ao meu ateliê dois alunos da Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo, de Joanópolis, Thaynara Cardoso e Leonardo Giovane para uma oficina. 


Thaynara Cardoso, Leonardo Giovane,  Diego de Toledo e Aline Bonfiglio de Toledo. 

Leonardo e Thaynara tiveram a ideia de aprender a técnica artística para que pudessem reaproveitar as apostilas da Escola, que não serão reutilizadas pelas próximas turmas. 

Durante a oficina, percebi o grande interesse dos alunos em assimilar a técnica, mas não poderia imaginar que naquele momento eu também estava abrindo uma porteira enorme para o talento do jovem Leonardo Giovane, de 17 anos.  

Veja só os quadros produzidos por Leonardo uma semana depois da oficina. E ele até já comprou todo o  material apropriado. Além do talento, o jovem artista tem algo bastante especial para quem pensa em produzir colagens, ele tem muita paciência. Leonardo Giovane, além do 3° ano cursa também Hospedagem na Etec Prof"Carmine Biagio Tundisi", em Atibaia. 







Árvore dos Sonhos 







Além dos trabalhos acima, Leonardo teve a ideia de produzir colagens em CDs descartados, ficou muito show também. 




Parabéns Leonardo, ficou muito legal. Vai em frente!

Conheça o blog A Arte do Turismo e da Hotelaria - de Leonardo Giovane
http://aartedoturismo.blogspot.com.br/

Conheça também o trabalho do jovem Paulo Jean Vendruscolo, de Ribeirão Preto
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2013/03/colagem-as-colagens-de-paulo-jean.html

Site da Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo, de Joanópolis
http://coronel.joanopolis.com.br/

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oficinas de colagem na Virada Sustentável 2013 – Arte e conscientização ambiental – Educação para a sustentabilidade – Memorial da América Latina e Parque da Juventude – Semana do Meio Ambiente


Nos dias 8 e 9 de junho de 2013 realizei oficinas dentro da programação da Virada Sustentável, em São Paulo.


A Virada Sustentável tem como missão difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo. 

É um evento cultural que reúne atrações (música, teatro, dança, instalações, exposições) que têm a sustentabilidade e seus diferentes temas (mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana etc) como conteúdo principal.

No dia 8 de junho realizei oficina de colagem no Memorial da América Latina. 







E no dia 9 de junho a divertida oficina de recorta e cola aconteceu no Parque da Juventude.








Mais fotos das oficinas realizadas na Virada Sustentável
http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos/projetos/virada-sustentvel-2013

Site Virada Sustentável
http://www.viradasustentavel.com

Registro da oficina no Memorial da América Latina, no Jornal da Gente, Bairro da Lapa - página 6 http://www.tudoeste.com.br/?Pub=5&smfr=23&CodEdi=927

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

www.silvioalvarez.com.br 

Colagem - Oficinas de colagem para jovens do Programa Aprendizagem do SENAC 24 de Maio - Arte, criatividade e conscientização ambiental - Educação para a sustentabiliade



Nos dias 6 e 7 de junho de 2013, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizei oficinas de colagem no SENAC 24 de Maio, em São Paulo, para jovens do Programa Aprendizagem.



No dia 6, das 12h30 às 17h00 a oficina atendeu 30 aprendizes do curso Hospitalidade e Lazer – Turma Almanara 3, jovens que trabalham nas 12 unidades da Rede Almanara.




No dia 7, das 13h30 às 16h30 a oficina foi voltada para os 25 aprendizes do curso gestão e Negócios – Turma GN 17, para jovens que trabalham em diversas empresas.




Agradeço aqui o carinho e atenção com que fui acolhido por toda a equipe do SENAC 24 de Maio. Aos jovens, vai o meu agradecimento pela atenção e o meu desejo de muito sucesso em suas vidas. Conforme conversamos em nossos encontros, espero que muitas e muitas oportunidades encontrem vocês preparados, prontos para o sucesso!

Alguns dos trabalhos de colagem desenvolvidos durante as oficinas











Mais fotos das oficinas realizadas no SENAC 24 de Maio
http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos/projetos/senac-24-de-maio

Site SENAC 24 de Maio
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a520.htm&testeira=361&unit=MAI&sub=1

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br

www.silvioalvarez.com.br 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Técnico ambiental da ONG Pró-Joá de Joanópolis realiza oficina de colagem em universidade de Limeira e apresenta a técnica como ferramenta de conscientização ambiental


Diego de Toledo, técnico ambiental da ONG Pró-Joá, acompanha o meu trabalho já há algum tempo. Sob a coordenação dele, o nosso Projeto Artistas do Futuro, em Joanópolis, foi inserido no Programa Lixo Mínimo e buscou a conscientização ambiental junto às crianças da cidade a fim de garantir o sucesso da implantação da coleta seletiva.


Diego de Toledo (de camiseta cinza) e o grupo que desenvolveu o trabalho

Cursando Engenharia Ambiental no Instituto Superior de Ciências Aplicadas, em Limeira, Diego levou a frente o nosso projeto e incluiu o conceito “A arte da colagem como ferramenta de conscientização ambiental” em seu trabalho na universidade. Ainda, no grupo, participaram Evelin Gonçalves Prestes, Rosimar Aparecida Meira Dias e Vinicius Zonato. 

O trabalho realizado incluiu a realização de oficinas de colagem na universidade para alunos do curso de Engenharia Ambiental e de Pedagogia. 








Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo Diego de Toledo pela parceria de longa data, por acreditar em meus projetos, e por propagar os conceitos sempre divulgando o meu trabalho. Há muito ainda por fazermos juntos, é só o começo! 

Silvio Alvarez