sábado, 22 de fevereiro de 2014

Oficina de colagem na Creche Especial Maria Claro – Sorocaba – SP Oficina de colagem para crianças com necessidades especiais – Com o mestre bonequeiro Oscar Goldszmidt



No dia 31 de janeiro de 2014, graças à indicação do amigo Oscar Goldszmidt, o Gepeto, mestre bonequeiro uruguaio radicado em Sorocaba, realizamos oficina de colagem para as crianças com necessidades especiais da Creche Especial Maria Claro. 


A Creche Especial Maria Claro é uma Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pelo Lar Espírita Ivan Santos de Albuquerque que tem como missão: “Promover a reabilitação e habilitação de crianças e adolescentes com deficiência múltipla, visando a sua inclusão na sociedade”.

Atualmente a Entidade atende 130 crianças e adolescentes de baixa renda com deficiências múltiplas.A faixa etária de atendimento é de 1 ano a 16 anos. 


Na atividade desenvolvida na Creche Maria Claro fui apresentado pelo palhaço Sorocabito, manipulado por Oscar Goldszmidt e propus a colagem em papel cartão 20 x 15 cm - 280 gramas. As crianças procuram nas revistas uma ou duas imagens que mais gostam. Rasgam estas figuras e guardam nas bandejinhas de isopor. Em seguida procuram nas revistas cores que elas gostem e que combinem com as figuras escolhidas. 







Para atividades com crianças, jovens e adultos com necessidades especiais costumo dizer que os cuidadores podem auxiliar os participantes em todo o processo, peço apenas que não interfiram em dois pontos: na escolha das figuras e das texturas e na escolha de onde serão coladas estas imagens e texturas.   









O mês de janeiro em Sorocaba - SP foi muito especial, iniciei 2014 com muita coisa boa, sempre cercado por pessoas queridas que compreenderam e apoiaram todas as etapas do meu trabalho arteiro. Agradeço ao SESC Sorocaba pela, oportunidade, confiança e carinho com que me recebeu nas 5 oficinas realizadas em janeiro. 

Agradeço às queridas amigas Margarete Walter Pereira , sua filha Victoria Helena Walter Schultz , Dona Maria Walter pela carinhosa e incondicional acolhida. Agradeço ao anjo bonequeiro e querido amigo Oscar Goldszmidt e sua companheira Délia por terem me proporcionado tantos momentos iluminados. Agradeço à Silvia Macedo , do Centrinho SAB Juvenil, à Psicóloga Evelin do GPACI e à Andréa Marques Machado , da Creche Maria Claro pela oportunidade, carinho e confiança.

Mais fotos da oficina de colagem realizada na Creche Especial Maria Claro 

Site Creche Especial Maria Claro

Contato Silvio Alvarez


Nenhum comentário:

Postar um comentário