terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Oficina de pintura e colagem para idosos do Lar São Vicente de Paula – Joanópolis – com Aline Poli - Oficina de artes para Idosos



No dia 24 de fevereiro de 2014 realizamos mais uma oficina de artes no Lar São Vicente de Paula, em Joanópolis, projeto este desenvolvido com a fisioterapeuta Aline Poli e grande equipe de voluntários desde 2012. 

O melhor de tudo é observar a evolução e a intimidade que eles estão tendo com as cores e os pincéis. Muito gratificante !
Aline Poli
Co-criadora do projeto Oficinas de Arte e fisioterapeuta do Lar São Vicente de Paula 

Como havia realizado recentemente oficinas no CRAS de Joanópolis para famílias inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, resolvi adaptar a ideia para a oficina com os idosos. 

Iniciei a oficina que chamei de "Lar, Minha Casa" perguntando aos idosos onde eles moravam. Ao responderem que moravam no Lar São Vicente de Paula, associei afetivamente a resposta dando ênfase ao conceito de lar, casa, moradia. Na sequência pedi para que pintassem no papel cartão em formato de casa uma declaração de amor ao Lar que lhes acolhe com tanto carinho e cuidados. 








Tendo em conta as diversas limitações físicas por parte dos idosos participantes, a fim de facilitar a atividade e mantê-la  lúdica e prazerosa, a exemplo do que fiz em oficinas anteriores, preparei com antecedência em meu ateliê uma infinidade de imagens que poderiam despertar interesse e criar identidade e chamar a atenção dos idosos. A fim da colagem com cola em bastão ser facilitada, colei as imagens escolhidas em papel de capa de revistas. Para a escolha do tipo de imagem que poderia chamar mais atenção dos idosos utilizei como referência a escolha dos próprios idosos em oficinas de colagem desenvolvidas anteriormente. A resposta por parte dos idosos foi imediata e surpreendente.











A oficina de pintura e colagem contou com o suporte da parceira idealizadora do projeto, a fisioterapeuta Aline Poli, dos demais funcionários do Lar e da voluntária Ruth Padula Hohagen.


Página do Lar Joanópolis no Facebook

Mais fotos das oficinas com os idosos do lar São Vicente de Paula 

Contato Silvio Alvarez

Um comentário: