sexta-feira, 14 de março de 2014

Recortando o Sete com tio Silvio – Recortando o sete com Silvio Alvarez - Oficina de colagem para crianças com Silvio Alvarez – Oficinas de artes do Tio Silvio – atividades para crianças – jogo da memória com bandeiras da Copa do Mundo


Olá gente, tudo bão?

Hoje o Tio Silvio traz mais uma atividade bem bacana “pra gente fazer em parceria com a gente mesmo”... Será bem legal se pudermos contar também com a ajuda de um adulto-criança! 


Dessa vez o tio vai mostrar como fazer um jogo da memória com bandeiras dos países que participam da Copa do Mundo 2014. 

Quando eu era criança, tinha mais ou menos uns 7 anos de idade (sim, eu também já fui criança), ganhei do meu pai um joguinho da memória com bandeiras de países do mundo todo. O meu pai fez esse joguinho de presente pra mim colando recortes de revistas em papel cartão. Foi assim que o tio conheceu a colagem logo cedo. 


Além disso, como o tio brincava muito com esse joguinho, ele acabou decorando todas as bandeiras do mundo e também passou a ter mais curiosidade sobre as culturas dessas outras nações. 

O meu pai também fez esse outro jogo da memória com plantas e frutas. Ele queria que eu brincasse mas que também conhecesse e aprendesse coisas novas. Foi muito legal pro tio isso! 


Bom, agora vamos descobrir juntos como fazer um joguinho da memória com as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo. 

Nós vamos precisar de uma caixa de papelão não muito grosso. Cortamos o papelão dessa caixa em pedaços de 5 x 5 cm. Essa será a base para colarmos as bandeirinhas depois de prontas. 


Com uma cartolina ou papel cartão cortamos um molde para as bandeirinhas. O molde precisa ter 4,5 cm de largura por 3 cm de altura. Como a maioria das bandeiras tem formas geométricas, o tio percebeu que essas medidas facilitam a produção da maior parte delas. 



Com o molde eu risquei as bandeiras em uma folha de papel sulfite. Com o molde recortado o tio riscou também as bandeiras que têm faixas verticais e horizontais, como a Italia, a França, a Holanda, a Alemanha. As bandeiras que são diferentes desenhamos com lápis pesquisando na internet direitinho como elas são. É só perguntar pro “Gugu”. Ao todo são 32 bandeiras dos países participantes da Copa. Como, para o jogo da memória precisamos ter duas de cada, ao todo serão 64 bandeirinhas. 


Com lápis de cor pintamos as bandeirinhas. Depois é só recortar e colar no papelão. Para guardarmos o joguinho depois de brincar, o tio pegou uma embalagem daquelas de sorvete. Na tampa o tio colou uma foto da taça da Copa do Mundo que ele encontrou em uma revista. 



Além de jogar pra treinar a memória podemos também fazer uma competição para ver quem sabe mais bandeiras. Que tal? 

Outra idéia de jogo da memória bem legal é com quadros de pintores famosos. Só que para tornar um pouco mais difícil a brincadeira o tio sugere que procuremos 2 quadros diferentes de cada artista.




Assim, além de conhecermos melhor os principais mestres da pintura também vamos saber mais do estilo de pintura de cada um. Aí, quando a gente for visitar museu, exposição de pintura, ou encontrar imagens de quadros em livros ou revistas já saberemos bem melhor quem pintou cada quadro. Não é legal? Para o jogo ficar bacana e interessante precisa ter no mínimo 20 pintores, ou seja, 40 quadros. Em breve mostrarei aqui o meu jogo da memória de pintores prontinho! 

Beijos nas alfaces das bochechas de todos e até a próxima! 

Visite o site do Tio Silvio de vez em quando

Contato com Tio Silvio


Um comentário: