quarta-feira, 28 de maio de 2014

Oficina de colagem para Secretaria de Assistência Social e de Cidadania de Joanópolis, por intermédio do CRAS na creche Projeto Santo Antonio de Pádua – Oficina Socioeducativa – Atividades para crianças - projeto Minha Casa




Dando continuidade ao projeto que desenvolvo a convite da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Joanópolis, por intermédio do CRAS, na creche Projeto Santo Antonio de Pádua, nos dias 22, 23, 26 e 27 de maio de 2014 realizei oficina de colagem com os 4 grupos de crianças: coração, nuvem, sol e estrela. 

Na ocasião a proposta da oficina foi “Minha Casa”, complementar à atividade anteriormente desenvolvida “Só Eu Sou Eu”(confira a atividade anterior no link abaixo).


A pedido da coordenação da creche, tenho reservado algum tempo no início de cada oficina para reforçar, sempre de forma lúdica, a importância do respeito mútuo em um grupo, e da importância de empregarmos sempre algumas palavrinhas mágicas nessa convivência: “por favor”, “com licença”, “obrigado”...





O conceito da oficina “Minha Casa” está justamente em demonstrar às crianças que cada ser individual tem o seu jeito de ser em casa, cada um na sua, mas que necessita de um respeito mútuo para a convivência em coletivo. 






Peço que cada criança fale de sua casa e de seus hábitos, que horas acorda, o que assiste à TV, o que mais gosta de comer, se as refeições acontecem à mesa e etc., sempre respeitando a individualidade e o jeito de ser de cada família. 




Na sequência peço que cada criança procure nas revistas figuras de coisas que gostam muito e que tenham a ver com suas casas. 






















A colagem é produzida em papel cartão 240 gramas cortado no formato de uma casinha. 
Contato Silvio Alvarez

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Oficina de colagem no 14° Humanifesto – Joanópolis – SP – Oficina de mandalas - collage



No dia 25 de maio de 2014 participei pelo terceiro ano consecutivo da edição Joanópolis – SP do Humanifesto. Nessa 14° edição do evento realizei oficina de colagem com a proposta mandala no Café Catedral, das 14 às 18 horas.





Participantes de todas as idades produziram uma pequena mandala em papel cartão utilizando tão somente recortes de revistas. A oficina, que teve entrada gratuita, foi um sucesso e permaneceu movimentada praticamente todo o tempo. 






Na ocasião, com apoio da organização do evento, realizei também uma pequena exposição dos meus trabalhos em colagem, incluindo a releitura de “O Jardim das Delícias” – collage sobre MDF – 150 x 150 cm – 2013 



Trabalhos produzidos pelos participantes:






Mais uma vez agradeço todo o apoio, atenção e carinho que recebi por parte dos oganizadores e do público. Foi muito bom, até a próxima. 









Contato Silvio Alvarez