quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Projeto Artistas do Futuro revela promissor talento do jovem escultor Matheus Reis, de Irapuã – SP #matheusreis #paularonchi #silvioalvarez #escultura #artistasdofuturo #arteeducação #arte #irapuã #talento




Durante as oficinas de collage do Projeto Artistas do Futuro na Escola Profa. Desolina Betti Gregorin, na cidade de Irapuã – SP, que foi uma iniciativa da professora de artes Paula Ronchi, tive a alegria de conhecer o jovem Matheus Reis, de 15 anos.



Matheus me procurou, no término da oficina em que participou, para contar que desde muito pequeno faz esculturas em arame. Com um pequeno alicate ele vai enrolando diversos tipos de arame até atingir o formato que deseja. Impressionado com a habilidade do jovem pedi para que ele me trouxesse outras peças no dia seguinte. Vendo outros trabalhos constatei que ali estava um promissor artista escultor. Para a minha alegria, da professora Paula Ronchi e da direção da Escola Desolina, Matheus, além de tudo, e o mais importante, tem vontade de aprender, de conhecer mais sobre a arte da escultura. 



“Sabe professor, eu fazia estes trabalhos com arame, mas alguém me disse que era perda de tempo, então eu parei de fazer”. Assim me contou Matheus Reis.

Voltei para casa e comecei a pensar o que eu poderia fazer de efetivo para que o potencial artístico do Matheus fosse desenvolvido. Eu criei um projeto chamado Artistas do Futuro, como posso deixar de fazer o que estiver ao meu alcance para o aprimoramento de um possível grande artista.



Pensando em indicações sobre literatura ou algum curso específicos em escultura, liguei para a Fundação Victor Brecheret, em São Paulo. Para a minha surpresa, alegria e honra, fui atendido pela filha de Victor Brecheret, Sandra Brecheret, autora de diversos livros sobre a obra do consagrado escultor brasileiro.




Com enorme simpatia, compreendendo a possibilidade com o jovem talento, Sandra enviou livros de sua autoria para que Matheus tomasse contato com a obra de Victor Brecheret. Além disso, me apresentou a Euclides Baraldi, da Fundiart, tradicional fundição de metais não ferrosos (alumínio, bronze e latão), especializada em obras de artes, bustos, monumentos de grande porte entre outros.
Euclides Baraldi, que trabalhou com grandes nomes da escultura nacional, ofereceu a oportunidade do jovem Matheus Reis fazer um estágio educativo durante uma semana nas instalações da Fundiart, na cidade de Piracicaba.



Graças, sobretudo, a orientação e apoio dos pais, à disposição da professora Paula Ronchi, ao reconhecimento e oficialização da direção da Escola Profa. Desolina Betti Gregorin, ao apoio da Henkel (Cola Pritt) – parceria ADRAT, ao suporte da produtora Rose Meusburger (Gaia Brasil) e apoio da arteterapeuta Maria Estela Monteiro e de outros amigos locais, o jovem Matheus Reis irá visitar a Fundiart e passar uma semana na cidade de Piracicaba para assimilar tudo o que puder sobre a maravilhosa arte da escultura, de 25 a 29 de janeiro de 2016, acompanhado de sua mãe.

Muito feliz com a história toda e com o empenho e predisposição de Matheus e de sua professora, fico aqui pensando quantos outros talentos devem existir por este Brasil continental. Que o projeto Artistas do Futuro possa prosseguir revelando novos talentos da arte brasileira.

A meu pedido e da professora Paula Ronchi, Matheus já começou a experimentar a escultura em madeira e também em argila, e o resultado foi igualmente surpreendente. Provavelmente Matheus desenvolvia com arame apenas o que poderá fazer com inúmeros outros materiais. Só o tempo dirá.
Elogiado por seu empenho, Matheus disse: “eu pretendo me superar mais”.  

Site da Fundiart

Fundação Victor Brecheret

Nenhum comentário:

Postar um comentário