terça-feira, 24 de maio de 2016

Colagem - Collage, a arte de Silvio Alvarez




Artista plástico natural da cidade de São Paulo, Brasil, autodidata, dedico-me à técnica da colagem desde 1989. A principal matéria-prima do meu trabalho é a paciência. Produzo minhas colagens em um processo inteiramente manual.  Recorto figuras de revistas, uma a uma, sem que sejam multiplicadas ou ampliadas, para compor um mundo novo, mágico e surreal. 



Meus quadros, em geral, tratam, com bom humor, da relação do homem com o meio ambiente, com o cotidiano das grandes cidades e, sobretudo, da relação do homem com ele próprio.



Destaco aqui algumas experiências na área corporativa, sempre aliando arte e sustentabilidade. Busco adequar meus conceitos e atender clientes propondo projetos que valorizem e incentivem o reaproveitamento de materiais, sobretudo o papel. Alguns clientes: Editora Abril, Pirelli, Henkel – Pritt. 





Em minha infância, e mesmo na adolescência, não demonstrava ter aptidão para as artes. Por volta dos meus 25 anos de idade, ao superar um momento emocional extremamente difícil, descobri a arte com um meio eficiente para externar minhas emoções. Hoje, sou professor da pós-graduação em Arteterapia, da UNIP - Universidade Paulista, em São Paulo. 



Ao tomar contato com a arte e passar a recortar centenas de imagens, ao desconstruir e reconstruir o mundo produzindo compulsivamente composições de collage com recortes de revistas, na verdade, estava também processando minhas emoções, “limpando” meu inconsciente. E esse processo tem nome, denomina-se Arteterapia. Mesmo que comigo tudo tenha ocorrido de forma intuitiva, hoje o mundo compreende melhor as pesquisas de Carl Gustav Jung e forma grandes profissionais da área em todos os continentes. 





Não existe melhor caminho para a transformação do mundo do que a arte. Pois a arte não fala diretamente à razão, a arte sensibiliza, nos convence por intermédio de nossa humanidade.” 

Além da produção artística, constatei, em certo momento da carreira, que minha realização pessoal estava na área da educação. Sou criador do projeto Artistas do Futuro, que, por intermédio do apoio de empresas, realiza oficinas para crianças, jovens e professores das redes públicas de ensino, nas quais, sempre de forma lúdica, aliando conceitos de arte – criatividade – sensibilidade – conscientização ambiental, busco ressaltar o potencial criativo presente em cada um de nós.



Contato Silvio Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário