sábado, 18 de junho de 2016

Professoras apresentam trabalho de colagem do artista plástico Silvio Alvarez para celebrar o dia dos namorados




É sempre uma grande alegria quando professores de todo o país entram em contato para contar suas iniciativas envolvendo meu trabalho de colagem. Desta vez a iniciativa partiu da Profa. Fátima Amaro, de Lingua Portuguesa, e da Profa. Laise Rebeca, responsável pela sala de leitura, da EMEF Prof. Esmeralda Salles Pereira Ramos, na Zona Norte de São Paulo.

Minha alegria ainda é maior, neste caso em especial, pois o meu trabalho compôs também uma iniciativa de incentivo a leitura.





Batizado de Celebração do amor, o projeto, voltado aos alunos dos 7° anos da EMEF Prof. Esmeralda Salles Pereira Ramos, incluiu um trabalho de pesquisa de como o Dia dos Namorados é comemorado em outros países. As professoras apresentaram os meus trabalhos de colagem e propuseram aos alunos que produzissem releituras utilizando imagens de olhos e bocas. 







Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender o que são Haicais, forma poética de origem japonesa, constituída de traços específicos.



As professoras propuseram a produção de cartões do Dia dos Namorados, utilizando a as expressões artísticas e poética da Colagem e dos Haicais. Os trabalhos finalizados foram expostos em um mural da escola. 



No encerramento do projeto houve um evento especial na sala de leitura, no qual foram apresentados novos livros recebidos na escola. O evento para a troca dos cartões ofereceu aos alunos guloseimas, clipes de música romântica, pétalas de rosas e, sobretudo, estímulo à leitura.






“Um prazer ter feito este trabalho inspirado na riqueza da sua obra. Essa ideia de mostrar às crianças que elas são "fazedoras" sempre me fascinou. Conheci seu trabalho numa oficina de professores há alguns anos, com uma professora de artes. Acho que foi em 2012... Desde lá, o acompanho. Visito seu blog regularmente. Daí minha amiga, professora da sala de leitura, Laise Rebecca, me deu o contexto: um mural para celebrar o Dia dos namorados. O trabalho é nosso, destaco isso, pois somos parceiras em tudo!”                                                                         
                                                                               Professora Fátima Amaro 

Agradeço às professoras Fátima Amaro e Laise Rebecca pela iniciativa que muito valorizou o meu trabalho junto aos jovens. Este é meu combustível para seguir sempre em frente e enfrentar os desestímulos. Tenho observado muitas críticas ao sistema educacional e penso que estas, em sua maioria, desconsideram o esforço de grande parte dos professores, a meu ver, heróis. Que mesmo sem a motivação e estrutura necessárias, com criatividade apurada, encontram uma forma de compensar o que merece e ainda tem de ser aprimorado. Costumo dizer que a vida de crianças e jovens carece, sobretudo, de referências, sejam elas culturais ou sociais. Além de aprender a ler e escrever nossos alunos precisam de horizontes. E quando os professores conseguem que os alunos se enxerguem como potenciais criadores, a mágica toda acontece.  

Contato com Silvio Alvarez

www.silvioalvarez.com.br 

silvioalvarez@uol.com.br  

3 comentários:

  1. Parabéns ao projeto das professoras e gostei muito do seu olhar para com a educação, realista e motivador! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Eliane Monteiro :) Obrigado! Fique com a gente!

      Excluir
    2. Que bom Eliane Monteiro :) Obrigado! Fique com a gente!

      Excluir