domingo, 13 de novembro de 2016

Exposição Colagens de Silvio Alvarez 2016 no Conjuto Nacional – Avenida Paulista marca o encerramento e apresenta ao público o resultado do Projeto Artistas do Futuro – PROAC - ICMS



Por intermédio da Lei de Incentivo PROAC ICMS – Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura – com patrocínio das Lojas Tanger, MarGirius e Móveis Província, gestão cultural da Gaia Brasil, de Rose Meusburger, expositores da Cenografia Sustentável Produção e Arte, assessoria de imprensa de Miriam Martinez e captação da LS Nogueira, realizei de  16 a 29 de outubro de 2016 no Condomínio Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, a Exposição Colagens de Silvio Alvarez.


A exposição apresentou o resultado e marcou o encerramento do Projeto Artistas do Futuro 2016, que atendeu 3.700 crianças da rede pública de ensino em quatro cidades do Estado de São Paulo: São José do Rio Preto, Araçatuba, Porto Ferreira e Guapiaçu.


Com a produtora cultural Gaia Brasil, Rose Meusburger 

 A exposição Colagens de Silvio Alvarez apresentou obras inéditas e outras de períodos relevantes da carreira, incluindo releituras no formato colagem de pinturas célebres oriundas de diferentes movimentos artísticos.




Como de costume, permaneci na exposição produzindo quadros de colagem e interagindo com o público.

"Não desejo apenas que as pessoas vejam e apreciem quadros, quero que elas saiam da minha exposição com vontade de produzir colagens". 

Este ano, a exposição contou com releituras em colagem de obras célebres de vários períodos da História da Arte. Em cada releitura apresentada, uma legenda em destaque dava referências a respeito da obra original e de seu autor. 



Os expositores e a mesa que ocuparam o espaço, e que chamaram bastante atenção durante o evento, foram criados pelo cenógrafo Jeff Celophane, a partir de pallets restaurados, com execução da Cenografia Sustentável Produção e Arte, de Renato Ribeiro.







Este é o quarto ano que a exposição é realizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com população fixa de 15 mil pessoas/dia e população flutuante de 30 mil pessoas/dia o Condomínio Conjunto Nacional desenvolve há muito projetos que aliam arte e conscientização ambiental. 





Há 20 anos, o Condomínio Conjunto Nacional criou o programa permanente de coleta seletiva como exemplo de um trabalho bem sucedido de reciclagem de resíduos. Uma enorme responsabilidade social que começou numa época em que esses termos eram poucos utilizados e conhecidos.


A cada mês, cerca de 17 toneladas de papel, plástico, vidro e alumínio são reciclados (17% do volume coletado). O programa se tornou um posto de entrega voluntária para vários edifícios localizados na região, e é modelo na cidade de São Paulo. (fonte: site CCN)
Conheça algumas das obras inéditas que foram apresentadas na exposição Colagens de Silvio Alvarez 2016.



Passarinhos – collage sobre MDF – 100 x 100 cm – 2016  
com inspiração na canção “Passarinhos”, de Emicida.



Favela de Magritte  - collage sobre MDF – 100 x 100 cm – 2016 
releitura livre da obra “Castelo dos Pirineus”, de René Magritte. 



Jardim das Delícias – collage sobre MDF – 150 x 150 cm – 2016 - releitura livre da parte central do tríptico “O Jardim das Delícias Terrenas”, obra de Hieronymus Bosch.



Recortando Pollock – collage sobre MDF – 70 x 50 cm – 2016 
releitura livre da obra de Jackson Pollock

O público, mais uma vez, compareceu em grande número para visitar a exposição. Recebi a vista de inúmeros amigos de praticamente todos os momentos de minha vida e muitas novas amizades nasceram.

Contato com Silvio Alvarez silvioalvarez@uol.com.br

www.silvioalvarez.com.br























Nenhum comentário:

Postar um comentário