sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro 2016, com Silvio Alvarez, atendem 500 crianças da Alarme Associação Lar de Menores, de São José do Rio Preto.



O Projeto Artistas do Futuro 2016, criado e executado pelo artista plástico Silvio Alvarez é projeto realizado por intermédio da Lei de Incentivo PROAC – ICMS, Secretaria de Cultura – Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio de Lojas Tanger, MarGirius e Movéis Província, gestão cultural da Gaia Brasil  e captação da LS Nogueira. 

Ao todo, o Projeto Artistas do Futuro 2016 atendeu 3.700 crianças da rede pública de ensino em quatro cidades do Estado de São Paulo: São José do Rio Preto, Araçatuba, Porto Ferreira e Guapiaçu.





A primeira etapa do Projeto Artistas do Futuro 2016 ocorreu nos dias 8, 9, 10 e 11 de agosto na Alarme Associação Lar de Menores, em São José do Rio Preto, onde aproximadamente 500 crianças foram atendidas, do 1° ao 9° ano do ensino fundamental I - ensino fundamental II e do 1° ao 3° ano do ensino médio, além de equipe técnica, professores e monitores, nos períodos manhã e tarde. 






O projeto foi acolhido por toda a equipe da instituição, coordenada por Danielle Fernandes Lins de Biasi.Durante quatro dias realizamos 8 oficinas de duas horas e meia de duração, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. 





Foi muito bom constatar que a cada dia de projeto realizado, alunos e equipe da instituição se tornavam cada vez mais participativos e mergulhavam mais e mais nos conceitos do projeto. Como eu permanecia na instituição durante todo o dia e almoçava no local uma identificação muito grande foi sendo criada. No último dia tive grande dificuldade de me despedir, pois a vontade era permanecer lá. Creio que as imagens retratam muito bem o que quero dizer. Realizei o projeto na Alarme Associação Lar de Menores cercado de muito carinho, atenção e empenho para que tudo desse certo. Gratidão!





No dia 11, na parte da noite, no encerramento da etapa, foi a vez da equipe técnica, professores e monitores participarem da oficina de colagem. Neste caso, além da oficina realizei uma breve palestra com minha história de vida e sobre os objetivos do Projeto Artistas do Futuro.



Sempre por intermédio de dinâmicas lúdicas, inicio a oficina debatendo com os alunos sobre o porquê do homem das cavernas já rabiscar paredes, para concluirmos juntos que a arte já nasceu com o ser humano e que faz parte de nossa essência assim como todos os outros instintos básicos. 

Abordo também que a arte nos oferece a sensibilidade para que consigamos enxergar, de fato, as belezas do mundo e da vida. Demonstro que com sensibilidade, adquirida com o fazer artístico já nos primeiros anos da escola, nos tornamos seres humanos melhores, compreendendo melhor o outro. 

Falo também da importância da arte para o desenvolvimento da criatividade, cada vez mais essencial em nossa existência. Disse aos alunos que com a criatividade, adquirida com a prática artística, conseguiremos encontrar soluções para os nossos problemas, da nossa cidade, do nosso país, e do mundo todo. 

Além disso, também por intermédio de dinâmicas lúdicas, mostro que arte nos permite externar nossas emoções, o que nos traz melhor qualidade de vida. 



                               


Depois de falar a respeito da importância da arte em nossas vidas, apresento aos alunos cinco obras de artistas célebres: Mona Lisa - Leonardo da Vinci, O Retrato de Dora Maar – Pablo Picasso, Morro da favela – Tarsila do Amaral, Barco com bandeirinhas e pássaros – Alfredo Volpi e Meninos brincando – Cândido Portinari.  

Conto sobre a vida dos seus autores para na sequência propor que os alunos produzam uma colagem em papel cartão colorido 15 x 15 cm - 240 gramas.  O participante escolhe um dos quadros mencionados, aquele com que mais se identifica, recebe uma reprodução fotográfica da obra escolhida, 15 x 10 cm em papel couchê e busca em revistas usadas imagens com o conceito a ser alcançado em sua releitura.




  

Conheça a ALARME Associação Lar de Menores http://www.alarme.org.br/

Como nasceu o Projeto Artistas do Futuro?

Há alguns anos tomei contato com o trabalho desenvolvido pela professora de artes Simone Santiago, da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Na ocasião a professora desenvolveu com seus alunos a proposta de releituras digitais de obras célebres. Foi o trabalho da professora Simone que me trouxe a inspiração para a criação do projeto Artistas do Futuro.  

Na mesma época, ao realizar uma oficina para professores, uma delas desenvolveu um trabalho na linha da pop art e quis saber mais do se tratava, pois desconhecia o movimento artístico. 

Raciocinei a respeito da realidade brasileira no ensino da arte e, apesar do esforço de muitos professores, concluí que a grande maioria dos alunos chega ao ensino médio e à idade adulta desconhecendo a existência e a importância da Mona Lisa, por exemplo. 

Mais do que erudição a arte referencia a criança a enxergar o mundo com sensibilidade, a raciocinar, a criar, a desbravar horizontes além daqueles referenciados pelos seus pais ou por seu meio social e cultural.  






A partir dessas inspirações criei o Projeto Artistas do Futuro, desenvolvido em escolas públicas brasileiras com apoio espontâneo de empresas ou por intermédio de Leis de Incentivo. Voltado a crianças e jovens, da pré-escola ao ensino médio, o projeto acontece nas próprias salas de aula. Em uma oficina com duração de duas horas, com público médio de 30 alunos, apresento 5 obras célebres e proponho a seguir a produção de releitura em colagem de uma das obras, empregando recortes de revistas e uma reprodução fotográfica do quadro escolhido. 




Muito se questiona a validade de se propor a produção de releituras no ensino da arte. Acredito que o que pode fazer total diferença é a forma e a profundidade com que se apresenta a obra ao aluno previamente. Na apresentação das obras, opto sempre pelo caminho da ludicidade, seja qual for a faixa etária do aluno. A meu ver a arte deve referenciar a criança ou o jovem estando relacionada a algo prazeroso, divertido. Vejo também que, quando não há o estudo da arte com profundidade no currículo regular, a releitura oferece a oportunidade de se tomar contato com a arte de forma mais próxima, rompendo fronteiras, distanciando o aluno do conceito de que arte é para poucos e que deve permanecer inviolável entre as paredes dos museus. 




Nas oficinas do projeto Artistas do Futuro, antes de apresentar as obras e seus autores, procuro transmitir conceitos que contextualizam a arte no dia-a-dia de todo ser humano. Sempre por intermédio de dinâmicas lúdicas, questiono o porquê do homem das cavernas já rabiscar paredes, apresento a arte como um dos meios de sensibilização e do desenvolvimento da criatividade, trato também da arte antes e depois da fotografia, além de outros conceitos que possam aproximar a expressão artística do cotidiano do aluno. Na pré-escola ainda cito os vários tipos de arte que existem. Creio que o mais importante neste processo da releitura é a possibilidade do contato do aluno com o universo criativo de cada artista. Sem falar, é claro, na conscientização ambiental, ao estimular a reciclagem dos materiais por meio da técnica de colagem, reaproveitando revistas usadas.  








Cerca de 12 mil crianças e jovens já participaram das oficinas do projeto Artistas do Futuro e o resultado é sempre maravilhoso. Os alunos se divertem a valer e trazem o seu cotidiano para as composições. Para os professores das salas atendidas abre-se um caminho gigante de pesquisa para as aulas em praticamente todas as disciplinas.



Para prosseguir, o projeto Artistas do Futuro necessita sempre do apoio de empresas ou pessoas interessadas, que podem ocorrer de forma espontânea ou por intermédio de leis de incentivo. Entre em contato e tenha maiores informações. silvioalvarez@uol.com.br 





Secretarias de Educação ou escolas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail silvioalvarez@uol.com.br  informando os locais a serem atendidos, a quantidade de alunos e o período do ano mais apropriado para realização. 

Em 2015, de forma espontânea, quem abraçou o projeto foi a Henkel (colas Pritt e Cascorez), por intermédio do Programa Make an Impact on Tomorrow – MIT, de sua matriz na Alemanha. 

Em 2016, o projeto, por intermédio da lei de incentivo PROAC – ICMS – Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura, os patrocinadores foram Lojas Tanger, Móveis Província e MarGírius.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário