sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Oficina de Colagem e desenho “Pintando o presente, colando o passado” no Lar Joanópolis com o artista plástico Silvio Alvarez e a fisioterapeuta Aline Poli



No dia 15 de dezembro de 2016 realizamos mais uma oficina para os idosos do Lar Joanópolis, dessa vez com o apoio e participação do estudante Rafael Mariposa. Revelado durante minha exposição de 2016 no Conjunto Nacional, Rafael é um multiartista em aprimoramento e atuará como aprendiz do ateliê Silvio Alvarez a partir do próximo ano, me auxiliando também na realização de oficinas. 



As oficinas no Lar fazem parte de um projeto voluntário, iniciado em parceria com a fisioterapeuta Aline Poli em 2012.



O tema da oficina de dezembro de 2016 no Lar Joanópolis foi “Pintando o presente, colando o passado”. Iniciei a oficina falando que todos ali tinham fotos de sua vida em preto e branco. Mostrei um álbum com fotos da minha infância e disse que nosso passado era preto e branco e que nosso presente e futuro eram coloridos. 





Os idosos puderam pintar o que desejavam, utilizando canetinhas hidrocor, sobre base de papel vergê 180 gramas. Selecionei e preparei imagens preto e branco, recortadas de revistas e coladas em papel de maior gramatura. Para que os idosos escolhessem a imagem o comando foi: escolha uma figura que te lembre de algo bom da tua vida. 

Propus, enfim, aos idosos que colassem a imagem preto e branco escolhida sobre o desenho feito com canetinha. 









Acredito que as fotos dos trabalhos revelam que o evento foi bem sucedido. Lembrando que os idosos do Lar Joanópolis já estão habituados com trabalhos dessa natureza, o que faz toda a diferença. 

Contato com Silvio Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário