quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Oficina de colagem Os Cinco Sentidos para idosos do Lar Joanópolis




No dia 25 de janeiro de 2017 realizamos mais uma oficina para os idosos do Lar Joanópolis com o apoio dos funcionários e do estudante de artes e aprendiz do Ateliê Silvio Alvarez, Rafael Mariposa. As oficinas no Lar fazem parte de um projeto voluntário, iniciado em parceria com a fisioterapeuta Aline Poli em 2012.



Quando realizo as oficinas e proponho as atividades do lar sempre ouço de alguns dos idosos comentários do tipo: “não enxergo direito”, “não vou participar porque não ouço bem”.  Sendo assim, resolvi aplicar aos idosos do Lar Joanópolis a mesma atividade realizada recentemente  na Biblioteca de São Paulo com o tema Os Cinco Sentidos.




Abri a oficina falando aos idosos justamente que não havia a necessidade de deixar de participar da oficina por conta de um problema de audição, de visão, e etc. Falei dos cinco sentidos e apresentei figuras lúdicas que poderiam remeter à memória afetiva de todos. Falei do cheirinho de café que tomava conta de toda a casa, dos sons que nos faziam lembrar de coisas boas, falei dos sabores todos que guardamos em nossa mente...  Pedi que todos se imaginassem chupando um limão bem azedo, pedi que mostrassem a língua e levei hortelã e manjericão grampeados em papel cartão para que cheirassem com os olhos fechados. 




Ao falar do tato, mostrei e fiz com que sentissem a textura de uma lixa e de um catálogo de turismo, em alto relevo. Também abracei um por um cada um dos idosos. 





E seguida, entreguei aos participantes imagens de revistas, coladas em papel cartão, relativas aos cinco sentidos. Tiramos fotografias divertidas com as imagens em seus rostos e apresentei o resultado a eles.  







Em mais de quatro anos de atividades no Lar nunca havia notado um envolvimento tão grande por parte dos idosos. Por alguns momentos todos voltaram a ser criança. 





Na sequência, propus que cada idoso escolhesse um dos cinco sentidos e que procurasse em revistas imagens que gostassem e que fossem relacionadas ao sentido escolhido.














Contato Silvio Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário