sábado, 1 de abril de 2017

Artista plástico Silvio Alvarez realiza oficina de colagem A Arte de Observar no festA! Festival de Aprender - SESC Campo Limpo


Foto: Tiago de Lima 

No dia 11 de março de 2017 realizei a oficina de colagem A Arte de Observar no SESC Campo Limpo, dentro da programação do festA! Festival de Aprender.  A oficina voltada às crianças e pais contou com o apoio do aprendiz Rafael Mariposa.



A primeira edição do Festival de Aprender – FestA, ocorreu entre os dias 10, 11 e 12 de março em todas as unidades da rede no estado. A intensa programação contemplou oficinas, cursos palestras e experimentações em desenho, fotografia, costura, bordado, cerâmica, impressão 3D, robótica, artes digitais com diversos artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

Foto: Tiago de Lima

A oficina de colagem A Arte de Observar teve como referência temática a obra Morro da favela, de Tarsila do Amaral. O artista propôs uma dinâmica lúdica que buscou ressaltar a importância de observamos mais o mundo a nossa volta. As crianças e pais conheceram um pouco sobre a obra e a artista e foram convidados a observar uma releitura de Morro da favela produzida com colagem sobre superfície metálica, complementada com imagens imantadas. Depois de 30 segundos de observação algumas das imagens com imãs eram retiradas e os participantes precisavam se lembrar de tudo o que estava no quadro antes.



Sempre por intermédio de dinâmicas lúdicas, Silvio Alvarez também falou sobre os diversos tipos de arte, da importância da arte em nossas vidas (sensibilidade – criatividade – externar de emoções) e a produção de uma releitura da obra de Tarsila de Amaral em colagem sobre papel cartão 15 x 15 cm, empregando recortes de revistas e uma reprodução da obra Morro da Favela em papel couchê 15 x 10 cm, que poderia ser recortada. 




Antes de propor a parte prática, Silvio Alvarez ensinou o básico da técnica: recorte, colagem e acabamento. 






Contato Silvio Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário